terça-feira, 12 de junho de 2018

Anthony Mann – “A Queda do Império Romano” / “The Fall of The Roman Empire”



Anthony Mann – “A Queda do Império Romano” / “The Fall of The Roman Empire” 
(EUA – 1964) – (188 min./Cor) 
Christopher Plummer, Alec Guinness, Sophia Loren, Stephen Boyd, James Mason, Anthony Quayle, Omar Sharif, Mel Ferrer, Virgilio Teixeira. 

O meu primeiro contacto com este filme foi através de uma colecção de cromos que fiz aos 6 anos e só hoje tive oportunidade de o ver pela primeira vez, e qual não é a minha surpresa ao encontrar a personagem de Marcelus, interpretada por Virgílio Teixeira, sempre magnífico, esse actor português com uma longa carreira no cinema e que nunca é demais recordar. 

Já o veterano Anthony Mann, prova mais uma vez que consegue ultrapassar todas as armadilhas das denominadas grandes produções, em voga nos anos sessenta, com elencos repletos de estrela, nessa luta incessante com a televisão que afastara milhões de espectadores das salas de cinema, cabendo agora às grandes produções recuperar esses mesmos espectadores. 

“A Queda do Império Romano” / “The Fall of the Roman Empire”, bem merece ser redescoberto e comparado com o célebre “Gladiador” / “Gladiator” de Ridley Scott. Depois de verem esta película de Antony Mann, irão perceber a razão desta sugestão. 

Rui Luís Lima

Sem comentários:

Enviar um comentário