sexta-feira, 18 de maio de 2018

Robert Ellis Miller – “Reuben, Reuben, Vida de Artista” / “Reuben, Reuben”



Robert Ellis Miller – “Reuben, Reuben, Vida de Artista” / “Reuben, Reuben” 
(EUA – 1983) – (101 min./Cor) 
Tom Conti, Kelly McGillis, Roberts Blossom. 

Robert Ellis Miller foi um realizador norte-americano que desenvolveu desde meados dos anos cinquenta uma enorme actividade no pequeno écran e, uma década depois, irá estrear-se no cinema com o belo “Livre à Quarta-Feira” / “Any Wednesday”, com Jane Fonda na protagonista. 

Já o actor de “Reuben, Reuben, Vida de Artista” é o genial Tom Conti (o célebre Mr. Lawrence do filme de Nagisa Oshima!), que dá vida ao poeta escocês Gowan McGland, que vive um bloqueio literário e encontra nas mulheres e no álcool o conforto desejado, até ao dia em que na sua vida se cruza a bela e surpreendente Genera Spofford (Kelly McGillis). A extraordinária interpretação de Tom Conti levou a que este fosse indigitado para o Oscar de Melhor Actor. 

Mas o mais surpreendente neste filme é que ele estava reservado a permanecer no limbo dos esquecidos e só saltou para a ribalta após o enorme sucesso do filme seguinte de Kelly McGillis, “A Testemunha” / “Witness” de Peter Weir, tendo “Reuben, Reuben” sido reposto nas salas de cinema em todo o mundo e assim todos ficámos a saber que a senhora era bem bonita e talentosa! Nos dias de hoje, a película voltou para o limbo dos esquecidos, mas por ser um desses filmes bem politicamente incorrectos merece ser recuperado!

Rui Luís Lima

Sem comentários:

Enviar um comentário