terça-feira, 22 de maio de 2018

John Ford – “A Patrulha Perdida” / “The Lost Patrol”


John Ford – “A Patrulha Perdida” / “The Lost Patrol” 
(EUA – 1934) – (73 min. – P/B) 
Victor McLaglen, Boris Karloff, Wallace Ford. 

Estamos perante um dos mais célebre filmes de John Ford da década de 30 do século XX e, ao mesmo tempo, um dos filmes menos visíveis, sendo a sua exibição no pequeno écran uma bela oportunidade para muitos conhecerem “A Patrulha Perdida” / “The Lost Patrol” e acompanharem a odisseia destes homens no deserto, em plena Primeira Guerra Mundial, quando o oficial que os comanda é abatido, ficando a patrulha perdida, porque desconhece o seu destino final e onde se encontra. Será no entanto o inevitável sargento a conseguir conduzir os seus homens até um oásis, onde se irão proteger dos disparos desses árabes invisíveis, que teimam em os eliminar um a um. 

“The Lost Patrol” foi o primeiro filme de John Ford para a RKO, sendo o argumento assinado pelo célebre Dudley Nichols, já a rodagem do filme foi feita com a habitual eficácia de Ford, trabalhando já a montagem no próprio plano, para evitar a interferência de terceiros. Recordo que o filme foi rodado em 15 dias, situando-se as filmagens no deserto de Yuma. Este filme inesquecível de John Ford irá terminar por conquistar o Oscar para a melhor banda sonora, da responsabilidade de Max Steiner. 

“A Patrulha Perdida”, com um inesquecível Victor McLaglen a interpretar a figura do sargento, é uma das mais belas introduções à descoberta do cinema desse genial cineasta chamado John Ford. 

Rui Luís Lima

Sem comentários:

Enviar um comentário