sexta-feira, 25 de maio de 2018

John Cassavetes – Uma Mulher Sob Influência” / “A Woman Under The Influence”


John Cassavetes – Uma Mulher Sob Influência” / “A Woman Under The Influence” 
(EUA – 1974) – (155 min./Cor) 
Gena Rowlands, Peter Falk, Fred Deaper. 

Tal como sucedia com Joanne Woodward, que quase sempre era protagonista dos filmes realizados pelo seu marido, Paul Newman, também Gena Rowlands surge quase sempre nas películas dirigidas pelo seu marido John Cassavetes, tendo ambos os casais participado em conjunto em filmes de outros cineastas, basta recordar dois exemplos: “A Tempestade” de Paul Mazurski (Gena e John) e “Mr. and Mrs. Bridge” de James Ivory (Joanne e Paul). 

EM “A Woman Under The Influence”, realizado por John Cassavetes, iremos ter mais uma vez Gena Rowlands a dar vida a essa dona de casa chamada Mabel Longhetti, que começa a sofrer de uma certa instabilidade mental, que irá afectar a sua vida familiar, lutando o seu marido Nick Longheti (fabuloso Peter Falk) por fazer tudo ao seu alcance para impedir o seu internamento, mas quando até os filhos pequenos do casal começam a sentir o mal-estar que se vive, tudo se complica. 

Desta feita John Cassavetes decide ficar apenas por detrás da câmara e se para alguns as sequências são demasiado longas, para outros o raccord está perfeito porque mergulha o espectador na depressão de que é vítima Mabel, enquanto assistimos aos esforços de Nick em controlar o comportamento da esposa. Recorde-se que “Uma Mulher Sob Influência”, que possui argumento de John Cassavetes, foi nomeado para dois Oscars: Melhor Realizador e Melhor Actriz, assim como para os Globos de Ouro, tendo aqui Gena Rowlands conquistado o Prémio. 

Rui Luís Lima

Sem comentários:

Enviar um comentário