sexta-feira, 18 de maio de 2018

Henry King – “O Explorador Perdido” / “Stanley and Livingstone”




Henry King – “O Explorador Perdido” / “Stanley and Livingstone” 
(EUA – 1939) – (101 min – P/B) 
Spencer Tracy. Nancy Kelly , Richard Greene. 

Henry King conta-nos a odisseia de Henry Stanley em África, em busca do célebre explorador Dr. David Livingstone, depois de regressado do Oeste, onde conseguira contactar com indios bem inacessíveis e em guerra com os “soldados azuis”! 

Livingstone fora dado como morto por uma anterior expedição, mas Stanley conseguiu descobrir o célebre explorador e quando chegou à aldeia africana onde ele se encontrava, pensou na melhor forma de o cumprimentar e então nasceu dos seus lábios o célebre “Dr. Livingstone, I presume!” 

No entanto, ao regressar a Inglaterra com documentos geográficos escritos e mapeados pelo próprio Livingstone e com uma carta dele, os mesmos foram postos em causa e a sua autenticidade originou um acesso debate nos meios geográficos, terminando Henry Stanley por ver o seu trabalho reconhecido finalmente, partindo de novo para Africa para continuar o trabalho iniciado por Livingstone, que entretanto falecera. 

Spencer Tracy está soberbo a vestir a pele da personagem Henry Stanley e o cineasta Henry King enviou a África uma segunda equipa, que durante três anos recolheu imagens para o filme, assim se fazia o célebre cinema clássico norte-americano, que bem merece ser recordado, tal como os seus Mestres, entre os quais se encontra Henry King! 

Rui Luís Lima

Sem comentários:

Enviar um comentário