terça-feira, 24 de abril de 2018

Michael Cimino – “O Siciliano” / “The Sicilian”


Michael Cimino – “O Siciliano” / “The Sicilian” 
(EUA – 1987) – (115 min./Cor – 146 min./Director’s cut) 
Christopher Lambert, Terence Stamp, Barbara Sukova, Joss Ackland, John Turturro. 

Este siciliano, de quem Michael Cimino nos conta a história, chama-se Salvatore Giuliano (aqui interpretado por Christopher Lambert), cuja vida e luta já tinha sido levada ao grande écran pelo cineasta italiano Francesco Rosi em 1962, para além de várias adaptações televisivas. 

A vida e luta pela independência da Sicilia de Salvatore Luciano, considerado por muitos um fora-da-lei, enquanto outros o viam como libertador, alimenta muitas “lendas” modernas, já que a identidade dos seus assassinos nunca foi descoberta, tendo em conta que a sua luta foi não só com as autoridades, mas também com a Mafia, para além de outros inimigos que foi criando ao longo dos anos, como é possível ver naquela que é a película mais esquecida de Michael Cimino e onde Christopher Lambert nos oferece uma excelente interpretação. Recorde-se que o argumento deste filme se baseia num livro escrito por Mario Puzo, o conhecido autor de “O Padrinho”. 

“O Siciliano” / “The Sicilian” de Michael Cimino, que não conseguiu rentabilizar nas bilheteiras os custos da sua produção, merece ser redescoberto! 

Rui Luís Lima

Sem comentários:

Enviar um comentário