quarta-feira, 25 de abril de 2018

Maria de Medeiros – “Capitães de Abril”



Maria de Medeiros – “Capitães de Abril” 
(Portugal / Espanha / Itália / França – 2000) – (123 min./Cor) 
Stefano Accorsi, Maria de Medeiros, Joaquim de Almeida.

Nove anos depois de “A Morte do Príncipe”, Maria de Medeiros passa novamente para detrás da câmara e realiza o filme “Capitães de Abril”, que pretende oferecer os acontecimentos ocorridos em Portugal no dia 25 de Abril de 1974, que irão mudar para sempre o rosto de um país. Ao revermos a segunda longa-metragem de Maria de Medeiros, percebemos que ela esteve a um passo de realizar uma película que poderia ficar na história do cinema português, mas infelizmente a película vive muito dos protagonistas que vemos no écran, tendo a escolha de Stefano Accorsi para interpretar a figura do capitão Salgueiro Maia revelado um erro de casting e foi pena, será que não existia no panorama do cinema português um actor para vestir a farda do generoso e inesquecível capitão de Abril ou foi a produção que assim o exigiu? No entanto, este “Capitães de Abril” de Maria de Medeiros veio colmatar uma lacuna, cinematográficamente falando, que se fazia sentir nas memórias de todos aqueles que viveram este dia, em que a liberdade saiu à rua!

Rui Luís Lima

4 comentários:

  1. Um filme bom para não esquecer a História!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vivemos uma época em que é importante preservar a memória e esta data merece não ser esquecida.
      Bom dia!

      Eliminar
  2. Não é grande cinema, mas gosto do filme (que já vi várias vezes). Ontem fui à Fnac tentar comprá-lo para o enviar para o Brasil, mas não havia.
    Bom feriado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Embora só tenha visto o filme uma vez, considero que ele merecia ser visto por todos, porque nos oferece um relato desse dia que mudou o rosto de um país.
      Uma boa semana!

      Eliminar