quarta-feira, 28 de junho de 2017

Mira Nair – “Casamento Debaixo de Chuva” / “Monsoon Wedding”


Mira Nair – “Casamento Debaixo de Chuva” / “Monsoon Wedding”
(India/,EUA/França/Itália/Alemanha – 2001) – (114 min. / Cor)
Naseeruddin Shah, Lillete Dubey, Shefali Shetty, Vijay Raaz, Parvin Dabas, Vasundhara Das.

A cineasta indiana Mira Nair nasceu na Índia, tendo frequentado as Universidades de Nova Deli e Harvard, o que lhe proporcionou um profundo conhecimento intercultural, tendo-se iniciado na Sétima Arte através da vertente documental; o seu primeiro filme de ficção “Salaam Bombay”, que narra a vida de uma criança e a sua luta pela sobrevivência, obteve um sucesso estrondoso em todo o mundo, tendo obtido entre outros prémios o Oscar para o Melhor Filme Estrangeiro.
Após o êxito alcançado, o seu filme seguinte “Mississipi Masala”, aborda o tema da ligação/confronto entre culturas diferentes através de uma história de amor, onde iremos encontrar como protagonistas Denzel Washington e Sarita Choudhury.


“Casamento Debaixo de Chuva” / “Monsoon Wedding” surge assim como uma das peças fulcrais na filmografia de Mira Nair ao oferecer-nos os dias que antecedem o casamento de Aditi e Hermant, um desses casamentos arranjados há muito pelos pais de ambos, de acordo com as mais antigas tradições, revelando-se aqui o choque de mentalidades, já que ela é amante de um homem casado, um apresentador de televisão que eternamente lhe promete separar-se da mulher com quem vive, embora vá sempre adiando a sua promessa.
Já o noivo, um indiano radicado nos Estados Unidos, técnico de informática em Houston, regressa ao seu país para mergulhar nas mais antigas tradições do seu país, entretanto esquecidas.


Tal como sucede na memorável película de Robert Altman “Um Casamento” / “A Wedding”, iremos conhecer diversas histórias e os seus respectivos protagonistas, atravessando desta forma as mais diversas classes sociais, aliás bem patente pelas línguas utilizadas nos diálogos: inglês, hindu e punjab, bem demonstrativas dos diversos universos que habitam o território indiano.
“Monsoon Wedding” surge assim como um filme feito em Bollywood, mas que fura as regras habituais do cinema indiano, transformando-se numa película verdadeiramente universal.


Utilizando o vídeo digital com um enorme saber, a fotografia de Declan Quinn oferece-nos um colorido que enche o écran de magia, ao mesmo tempo que nos introduz de forma fragmentária, mas perfeita, no interior das diversas histórias que percorrem a película.

Este filme surpreendente de Mira Nair oferece-nos um retrato perfeito da sociedade contemporânea indiana, tendo obtido, entre outros prémios, o Leão de Ouro no célebre Festival de Veneza.

2 comentários:

  1. Gostei muito deste filme - já o vi há alguns anos mas lembro-me bem dele.

    um beijinho e uma boa noite

    Gábi

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vi alguns filmes da Mira Nair e confesso que tenho uma enorme admiração por esta cineasta. Esta película é uma das minhas favoritas:)
      Um Beijinho!

      Eliminar