quinta-feira, 4 de maio de 2017

Steven Spielberg – “Hook”


Steven Spielberg – “Hook”
(EUA – 1991) – (144 min. / Cor)
Dustin Hoffman, Robin Williams, Julia Roberts, Bob Hoskins, Maggie Smith, Caroline Goodall.

Após “Sempre” / “Always”, muitos se interrogaram qual seria o próximo passo de Steven Spielberg, já que o filme não fez propriamente uma grande receita e como “1941 – Ano Louco em Hollywood” / “1941”, quase ditou o fim da carreira do “wonder-boy”, a América começou no ano de 1991 a ser invadida por um gancho acompanhado da palavra “Hook” e só depois se anunciou, numa estratégia comercial de grande alcance, que o famoso “Peter Pan”, que Walt Disney nos tinha oferecido através da Animação, iria ser revisitado por Steven Spielberg.


Na nossa memória permanecem as personagens dessa história mágica de J. M. Barrie, que Johnny Depp imortalizou em “À Procura da Terra do Nunca” / “Finding Neverland”, no belíssimo filme de Marc Forster.
Ao serem conhecidos os nomes dos protagonistas de “Hook”, percebeu-se o desejo do cineasta em “recrutar” nomes bem famosos na época, como Robin Williams, Dustin Hoffman, Julia Roberts e Bob Hoskins, transformando desta forma a película numa aventura para toda a família.


Adultos e crianças iriam (re)ver a história de J. M. Barrie através de um olhar contemporâneo, já que Peter Pan (Robin Williams), adulto e com filhos, é obrigado a regressar à Terra do Nunca para resgatar as suas crianças das Garras ou, direi antes, do Gancho do Capitão Hook (Dustin Hoffman irreconhecível e turbulentamente magnifico), que decide vingar-se do passado, continuando a ter a seu lado o “inteligente” Smee (Bob Hoskins), enquanto Peter Pan volta a encontrar a sua amiga Fada Sininho (Julia Roberts).


Mais uma vez Steven Spielberg ao realizar “Hook”, volta a jogar com o imaginário de todos nós e ganhando a aposta em toda a linha.

Sem comentários:

Enviar um comentário