segunda-feira, 1 de maio de 2017

Pierre Salvadori – “Faça Favor” / “Après Vous”


Pierre Salvadori – “Faça Favor” / “Après Vous”
(França – 2003) – (110 min. / Cor)
Daniel Auteuil, José Garcia, Sandrine Kiberlain, Marilyne Canto, Michelle Moretti.

O conhecido crítico de cinema Antoine de Baecque, redactor dos Cahiers du Cinema, considerou este filme de Pierre Salvadori como “um dos raros filmes franceses a descobrirem os segredos da comédia americana, que permitiram a Cary Grant ser um «moralista com prazer»”. E se compararmos o trabalho de Daniel Auteuil com o do Cary Grant, poderemos afirmar que ambos foram beber a sua genialidade à mesma fonte, embora o francês seja mais conhecido como actor dramático do que como comediante. No entanto Daniel Auteuil, neste filme de Pierre Salvadori, encontra-se como peixe na água, constituindo um trio com José Garcia e Sandrine Kiberlain, que nos faz recordar essas comédias loucas de Howard Hawks e Leo McCarey em que dois homens disputam a mesma mulher, desconhecendo ela o que se passa.


Antoine (Daniel Auteuil) é o “maitre” de uma famosa “brasserie” e nessa noite sai já atrasado do local de trabalho para se encontrar com a namorada, decidindo cortar caminho pelos Jardins do Luxemburgo, para não perder mais tempo, desconhecendo que a sua vida está prestes a mudar, já que ao atravessar os jardins vai encontrar um homem que se prepara para se enforcar. De imediato corre em seu auxílio, evitando o suicídio. Louis (José Garcia) que só deseja partir deste mundo cruel após ter sido abandonado pela sua amada Blanche (Sandrine Kiberlain), começa a contar a sua história e Antoine percebendo que ele não tem para onde ir, decide acolhê-lo na sua casa, prometendo-lhe ajuda.


Mas no dia em que Antoine decide conhecer a famosa Blanche, dona de uma florista, por quem Louis se encontra apaixonado, irá perceber que ela está prestes a casar, descobrindo também que o seu futuro marido a engana. Ao regressar a casa, para além de se ter de confrontar com a namorada que acha inacreditável o facto de ele ter acolhido o “sonâmbulo” Louis, irá saber que este enviou uma carta a comunicar aos avós o seu suicídio, sendo necessário recuperar a carta, nascendo então uma das sequências mais delirantes da película.

Pierre Salvadori

Antoine (Daniel Auteuil) sente-se cada vez mais responsável por Louis e decide arranjar-lhe emprego na “brasserie” onde trabalha, mas infelizmente nos primeiros dias nada irá correr como previsto, ao mesmo tempo que os seus encontros com Blanche irão abrir uma nova estrada no seu coração, começando também ele a sentir uma certa ternura pela bela florista, que continua a desconhecer que os dois homens se conhecem, o que irá transformar esta película numa deliciosa comédia, que deixa o espectador de sorriso rasgado, tendo em conta a forma encadeada e perfeita das diversas situações criadas, onde o famoso equivoco comanda toda a acção, conduzindo-a a um final bem diferente do que se poderia pensar… mas podem estar descansados, a seta de Cupido irá dar os seus frutos.


“Aprés vous” de Pierre Salvadori revela-se uma verdadeira lufada de ar fresco, nesse difícil território que é a comédia, contando com interpretações verdadeiramente surpreendentes e um argumento delicioso, oferecendo-nos duas horas repletas de humor e amor pela vida, demonstrando como é simples criar um filme, quando se sabe dosear os ingredientes necessários à sua feitura.

Nota: Esta película está editada em dvd, no nosso país, numa boa cópia.

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Um filme que adoro rever pelo argumento delirante, pelos actores e pela arte da realização .
      Bom feriado!

      Eliminar