domingo, 21 de maio de 2017

James Cameron – “Titanic”


James Cameron – “Titanic”
(EUA – 1997) – (194 min. / Cor)
Leonardo DiCaprio, Kate Winslet, Billy Zane, Kathy Bates, Frances Fisher, Gloria Stuart, Bill Paxton, David Warner.

Goste-se ou não de “blockbusters”, temos de reconhecer a grandeza de “Titanic” de James Cameron, cujos custos de produção ultrapassaram os 200 milhões de dollars, mas que foram largamente ultrapassados pelas receitas do filme, ao mesmo tempo que conquistava onze Oscars da Academia, um feito apenas atingido por “Ben-Hur” e certamente ainda estamos recordados do grito do realizador na entrega da famosa estatueta, na noite dos Oscars: “sou o rei do universo”.
Na realidade “Titanic” ultrapassou todas as expectativas, depois de uma rodagem repleta de problemas, mas ao vermos o resultado final, só podemos “tirar o chapéu” à genialidade do cineasta, que nos narra em simultâneo a “love story” entre Jack Dawson (Leonardo DiCaprio) e Rose Dewitt (Kate Winslet), membros de classes sociais bem distintas, ao mesmo tempo que nos oferece a tragédia do célebre navio, que foi ao fundo após colidir com um iceberg.


Na cerimónia dos Oscars, ao contrário do que se pensava, os dois protagonistas ficaram fora dos prémios, tendo até DiCaprio nem sequer sido nomeado, o que se revelou uma profunda injustiça, como todos sabemos. E hoje ninguém coloca em dúvida o valor que ambos representam no universo cinematográfico, assim como as suas excelentes interpretações no filme contribuíram para o enorme sucesso da película.
A forma como James Cameron nos coloca no interior do navio, em que as classes sociais a bordo ocupam lugares bem distintos, e nos narra o encontro dos dois protagonistas e os sonhos de ambos, rumo à terra prometida, prendem o espectador.
Embora todos conheçamos a história do Titanic, a forma como nos é oferecido o afundamento do navio, graças aos superiores efeito especiais, conquistam de imediato a atenção do espectador, que de certa forma revive a tragédia.


Já o romance protagonizado por Jack Dawson (Leonardo DiCaprio) e Rose DeWitt (Kate Winslet), que se encontra noiva de Calefon Hockley (Billy Zane), cativou as plateias de todo o mundo, ao mesmo tempo que a banda sonora pontuava de forma decisiva todos os momentos do filme, incluindo o encontro dos amantes no convés do navio, onde a voz de Celine Dion se revelava única.

“Titanic” de James Cameron é um “blockbuster”, mas ninguém conseguiu ficar indiferente perante a genialidade demonstrada pelo cineasta ao realizar este filme.

Sem comentários:

Enviar um comentário