domingo, 12 de fevereiro de 2017

Joel Schumacher – “O Primeiro Ano do Resto das Nossas Vidas” / “St. Elmo’s Fire”


Joel Schumacher – “O Primeiro Ano do Resto das Nossas Vidas” / “St. Elmo’s Fire”
(EUA – 1985) – (110 min. / Cor)
Rob Lowe, Demi Moore, Emilio Estevez, Ally Sheedy, Andrew McCarthy, Judd Nelson.

"O Primeiro Ano do Resto das Nossas Vidas" / “St. Elmo’s Fire” começa quando a indecisão se instala e se verifica que as “coisas” mudaram. Nada será como dantes, a adolescência está irremediavelmente perdida, as opções de vida surgem compensadoras e destruidoras de todo um mundo de sonhos.
"St. Elmo's Fire" de Joel Schumacher (*) enquadra-se no interior de filmes como "Diner" / “Adeus Amigos” de Barry Levinson ou “The Breakfast Club” / "O Clube" de John Hughes, não só pelo tema como pelo próprio trabalho dos actores.


"Diner" e "St. Elmo's Fire", embora situando-se em épocas diferentes, encontram-se ligados pela mesma pulsão juvenil, revelando-se o seu conteúdo social, coincidente, já que em ambos se encontram representantes de todos os estratos sociais.
"O Primeiro Ano do Resto das Nossas Vidas" é a amizade, o amor, a luta, a angústia, os pesadelos, a solidariedade de uma juventude que, inevitavelmente, nunca poderá olhar o mundo como os seus pais, muito embora eles sejam, por vezes, o modelo: o qual acaba sempre por ser transformado e alterado.


Eles eram sete, uma "tribo de índios" oriunda dos mais diversos territórios, que encontraram "acampamento" no "Saint Elmo's Bar". Mas a partida acaba sempre por chegar, e depois de muitas "guerras", cada um segue para o seu destino, optando por estradas bem diferentes: Billy e o seu sax voam para Nova Iorque; Wendy depois de negar a "felicidade paternal", encontra a liberdade na sua casa azul; Alec interroga-se se mais vale ser democrata ou republicano e prossegue a sua carreira política; Leslie volta a ser companheira de quarto de Demi, dividida no amor de Alec e Kelvin; Demi depois de invadir perigosamente o mundo dos "super-adultos", regressa ao ponto zero; Kelvin abate os seus fantasmas e descobre o sentido da vida; Kirbo verifica que o amor à primeira vista é desconcertadamente patético e retoma a sua "carreira de advogado".
No ano de 1985, em "O Primeiro Ano do Resto das Nossas Vidas" / “St. Elmo’s Fire”, havia um pouco de todos nós, onde existia sempre aquele café onde nos reuníamos todos à volta de uma mesa e hoje algumas décadas depois, num novo outro século, qual o balanço que fazemos do passado?



“St. Elmo’s Fire” / “O Primeiro Ano do Resto das Nossas Vidas”, ao ser revisto pelos membros dessa geração revela-se uma verdadeira viagem ao passado, ou se preferirem evocar o Marty McFly um verdadeiro regresso ao futuro!

(*) – Antigo colaborador de Woody Allen e hoje conhecido realizador, embora nunca tenha conseguido o tal "golpe de asa" que lhe possibilitasse o reconhecimento como autor, ficando-se como cineasta dos Estúdios, mas muito distante daquela categoria denominada "tarefeiro".

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Um filme de uma geração e curiosamente como foram bem diferentes as estradas seguidas pelos protagonistas do filme:)

      Eliminar