sábado, 17 de dezembro de 2016

Wolfgang Petersen – “História Interminável” / “The Neverending Story”


Wolfgang Petersen – "História Interminável" / "The Neverending Story"
(ALE/EUA – 1984) – (102 min. / Cor)
Barret Oliver, Noah Hathaway, Tami Stronach.

A “História Interminável” / “The Neverending Story” de Michael Ende, como não podia deixar de ser, “abandonou” a Literatura para ser feita a respectiva adaptação cinematográfica, sendo o cineasta alemão Wolfgang Petersen encarregado de transportar a magia do livro de Ende para o grande écran.


Curiosamente, na época, esta película foi vista por muitos como a resposta europeia à “dream machine” criada pelos “movie-brats” Lucas/Spielberg e o nascimento dos “blockbusters”, onde pontificavam os efeitos especiais, sendo também neste ponto que algumas vozes criticaram a obra de Wolfgang Petersen: um filme ao serviço dos efeitos especiais. Evidentemente que não estamos de acordo, já que “História Interminável” / ”Die Unendliche Geschichte” surge como conto mágico, onde a capacidade demonstrada pelo realizador, na conjugação dos elementos narrativos com os efeitos especiais, não deixa qualquer dúvida quanto à sua eficácia.



Ao contrário do que sucedia em “E.T.” e “Encontros Imediatos de Terceiro Grau”, onde a mãe é o elemento presente, em a “História Interminável” será a figura do pai que representa o papel autoritário e repressivo, desconhecendo as potencialidades da imaginação.
Bastian é um jovem de 10 anos que odeia a escola e é hostilizado pelos colegas, encontrando na leitura o seu mundo “real”, onde o sonho se opõe aos seus problemas do quotidiano, conquistando assim a sua evasão do mundo dos adultos. Será na fuga de um desses problemas (o trio de colegas da escola) que Bastian encontra, numa livraria, “The Neverending Story”.


Na cave da escola, Bastian é o autor da aventura, interferindo nela, primeiro inconscientemente e depois conscientemente, porque só ele pode inverter o rumo da história, criando a luz da imaginação em toda a sua sabedoria.
“The Neverending Story” / “História Interminável” é a esperança no universo maravilhoso da criança, num mundo perdido pelo Homem.

2 comentários:

  1. Gosto muito desta história (filme e livro). Bom Sábado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adorei este filme quando o vi, fez-me recordar os meus tempos de criança agarrado aos livros.
      Bom Fim-de-semana!

      Eliminar