domingo, 18 de dezembro de 2016

Tobe Hooper – “As Forças do Universo” / “Lifeforce”


Tobe Hooper - "As Forças do Universo" / "Lifeforce"
(ING – 1985) – (116 min. / Cor)
Steve Railsback, Mathilda May, Peter Firth, Patrick Stewart.

O terror e a ficção científica foram as marcas preponderantes do cinema americano de Série-B nos saudosos anos cinquenta, do século XX. Oscilando entre o medíocre e o sofrível, este género cinematográfico tem tido continuação e o cineasta Tobe Hooper conseguiu sempre criar um estilo único, optando pela melhor seiva, ao mesmo tempo que divide o seu talento entre a televisão e o grande écran.


Depois do sucesso de "Massacre no Texas"/ “The Texas Chain Saw Massacre”, um dos cult-movies mais queridos pelos amantes das sessões da meia-noite, que será revisto pelo cineasta em 1986 ao realizar a respectiva sequela e "Poltergeist", produzido por Steven Spielberg, embora se tenha registado uma luta pelo controlo do filme entre Steven e Tobe, terminando por se descobrir as marcas de ambos, bem distintas, na película, como sucederia muitos anos depois com "A.I." – "Inteligência Artificial" / “A.I. - Artificial intelligence”, onde é perfeitamente visível e distinto o que pertence a Kubrick e a Spielberg, o filme seguinte de Tobe Hooper irá abordar o célebre território da ficção-cientifica, nesse ano de 1985.


"As Forças do Universo" / “Lifeforce”, produzido pela extinta Cannon, enquadra-se perfeitamente na obra cinematográfica de Tobe Hooper, no qual iremos descobrir seres oriundos de um outro planeta a instalarem-se na Terra, e o intruso é uma bela rapariga, de certa forma apaixonada pelo piloto da nave, que lhe ofereceu a energia que ela tanto necessitava, estabelecendo-se entre eles um duelo de amor e morte na luta de ambos pela sobrevivência.
Obra de certa forma nocturna, onde pontificam os efeitos especiais de John Gant (da equipa de "2001-Odisseia no Espaço"), esta película de Tobe Hooper, ao introduzir o clima de terror, que alimenta as plateias deste género de películas, revela-se como uma magnífica introdução a esse universo cinematográfico em que o terror e a ficção-cientifica andam de mãos dadas e nunca é demais recordar que nessa época os "Aliens" ainda estavam para nascer. "Life Force" / “As Forças do Universo” é uma saudável descoberta no universo do dvd, onde navegam as mais variadas pérolas cinematográficas em busca do seu pescador.

Sem comentários:

Enviar um comentário