segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

Steven Barron – “Amor e Música” / “Electric Dreams”


Steven Barron - "Amor e Música" / "Electric Dreams"
(EUA/ING - 1984) – (95 min. / Cor)
Lenny Von Dohlan, Virginia Madsen, Maxwell Caulfield.

Edgar tem uma paixão, mas não sabe o que é o amor e Miles não lhe ensina o seu significado. A música e o amor conjugam-se no espaço. A comunicação existente entre as cordas do violoncelo de Madeline e as teclas do computador Edgar são a sinfonia inacessível ao corpo do desejo.


Estamos a falar, como alguns já perceberam, de “Electric Dreams”, esse belo filme de Steven Barron, e como alguns ainda se devem recordar Madeline, a apaixonada de Miles e Edgar, é Virgínia Madsen, mas a identificação da actriz com a personagem foi de tal ordem que a perda de identidade se consumou; ambas estudavam música, desejavam ser bailarinas e possuíam o mesmo tipo de reacções na vida quotidiana.


Esses olhos azuis marinhos, que navegam no rosto de Virginia Madsen e que nos fixaram pela primeira vez em “Dune” de David Lynch, começaram a devorar imagens desde muito cedo, vendo todos os filmes que a TV exibia, em especial os interpretados por Katherine Hepburn. Ao contrário do outro protagonista do filme, o jovem  Lenny von Dohlen, Virgínia Madsen nunca se revelou uma grande apaixonada do teatro, preferindo “ocultar-se” nos fotogramas. Tendo começado a sua carreira na publicidade, depois passou pela série “Hearts & Davies” e surgiu em “Class” / “Classe” até ser a protagonista deste maravilhoso “Electric Dreams”, que em Portugal teve o título inacreditável de “Amor e Música”! Virginia Madsen, que sempre se revelou um valor seguro na área da interpretação, rodou até à presente data mais de cem filmes.


Na época, a sua imagem impressionou Steve Barron (futuro cineasta das célebres “Tartarugas Ninjas”), o mesmo acontecendo a Miles Harding (Lenny von Dohlen) que se apaixonou por ela e o pobre Edgar (o computador), após ter descoberto o código do amor, despediu-se da sua amada bip bip i love Madeline bip boummm!
Neste século XXI, com muito pouca memória, apenas a banda sonora de “Electric Dreams” ainda se escuta com nostalgia (no bom sentido da palavra), por isso mesmo aqui fica o desafio para descobrirem este filme bem divertido e que nos oferece uma história bem original, com excelentes interpretações e uma realização bem acima da média das que andam por aí! Recorde-se que Steven Barron é o realizador da famosa série de televisão “The Durrels”, que retrata a estadia do escritor Lawrence Durrell com a mãe e irmãos em Corfu na Grécia, uma série baseada no famoso e divertido livro de Gerard Durrell, “A Minha Família e Outros Animais” / “My Family and Others Animals” (editado em Portugal pela Gradiva), que se estreou em 2016 e tem previsto para este ano que se aproxima a feitura da segunda temporada, esperemos que algum dos nossos canais de televisão a compre.

Sem comentários:

Enviar um comentário