segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Lawrence Kasdan - “Os Amigos de Alex” / “The Big Chill”


Lawrence Kasdan – "Os Amigos de Alex" / "The Big Chill"
(EUA – 1983) – (105 min. / Cor)
Tom Berenger, Glenn Close, Jeff Goldblum, William Hurt, Kevin Kline, Mary Kay Place, Meg Tilly, JoBeth Williams.

Ao calor dos corpos de “Body Heat” / “Noites Escaldantes” sucedeu o frio de “The Big Chill” / ”Os Amigos de Alex”, onde Lawrence Kasdan faz o balanço de uma geração, sendo o ponto de partida a morte de um amigo comum, Alex, de seu nome.


“Os Amigos de Alex” / “The Big Chill” são a imagem de uma época, os anos sessenta, com todos os elementos que o compuseram, dispersos pelas personagens do filme. Desde a memória do Vietname até àquele som fantástico do “rock and roll” (banda sonora excelente), passando pelas aventuras psicadélicas, os sonhos em que se acreditava e que entretanto fugiram da paisagem, a amizade e o amor, o recuperar de antigos estados de paixão. O conformismo e a revolta passiva do espectador desinteressado pelo tempo presente ou o olhar do espelho ao passado ainda vivo.

Lawrence Kasdan

Mas “Os Amigos de Alex” (o único que teve a “coragem” de partir) é também o ponto de encontro de duas gerações, que se completam e se desconhecem. E esse encontro é materializado no par Nick/Chloe (William Hurt/Meg Tilly), como já fora anteriormente, com Alex/Chloe (Kevin Costner/Meg Tilly). Na verdade, o gelo calculista das relações humanas do mundo contemporâneo, só pode ser derretido pela ternura dos sentimentos.



PS – O actor que deu corpo a essa personagem determinante chamada Alex, foi Kevin Costner, de quem nunca vimos o rosto, tendo o cineasta prometido ao actor que iria contar com ele na sua próxima película intitulada “Silverado”  e assim aconteceu.

2 comentários: