quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

John Huston – “Debaixo do Vulcão” / “Under the Volcano”


John Huston – "Debaixo do Vulcão" / "Under the Volcano"
(EUA/MEXICO – 1984) – (112 min. / Cor)
Albert Finney, Jacqueline Bisset, Anthony Andrews, Katy Jurado.

A famosa obra literária “Debaixo do Vulcão” / “Under The Volcano”, do escritor Malcolm Lowry, foi durante décadas considerada impossível de ser transposta para o grande écran, tendo sido muitos os que tentaram essa mesma adaptação, terminando por desistir do projecto. Mas seria John Huston, esse cineasta da chamada “geração perdida”, a conseguir esse verdadeiro milagre cinematográfico.


Em “Debaixo do Vulcão” / “Under The Volcano”, iremos descobrir como a vida de Geoffrey Firmin (Albert Finney), o ex-consul, apresenta as marcas do deserto na sua alma ferida, numa viagem profundamente destrutiva, mergulhada no álcool e cujo fim se anuncia desde o início, apesar da sua vida ainda possuir esse rasgo de luz que antecede a chegada da escuridão, devido ao amor que ainda sente pela mulher amada.


Falar de paixão como destino que une os corpos de dois seres que se amavam violentamente é olhar a fronteira que os separava tragicamente, como aqui sucede entre Geoffrey Firmin (Albert Finney) e Yvone Firmin (Jacqueline Bisset).
No entanto essa luta pela presença física na terra, levada a cabo por ambos, tantas vezes caminhando à beira do abismo, irá terminar da forma mais inglória possível, ao mergulharem ambos de forma abrupta e longe um do outro, nessa escuridão que ceifa a vida de forma triste e brutal, como se tratasse de um mero acaso, embora se trate de puro engano, porque o destino de Geoffrey e Yvone estava há muito tempo traçado.



“Debaixo do Vulcão” / “Under The Volcano” irá situar-se na filmografia de John Huston como uma obra-prima absoluta, quase o testamento perfeito de um dos mais importantes cineastas do cinema clássico norte-americano. E dizemos quase porque John Huston, pouco antes de partir, nos legou esse belíssimo testamento intitulado "Gente de Dublin" / "The Dead". Apesar de gravemente doente, o cineasta não desistiu das filmagens, dirigindo a película na sua cadeira de rodas, com a máscara e a garrafa de oxigénio ao lado, oferecendo-nos, de forma mais que perfeita, a adaptação cinematográfica do maravilhoso conto “The Dead”, de James Joyce, deixando-nos assim John Huston, um dos mais belos testamentos cinematográficos da Sétima Arte, ao lado do qual poderemos sempre incluir este “Debaixo do Vulcão” / “Under The Volcano”, outra obra-prima absoluta do cineasta, que permanece bem vivo no meio de todos nós.

Albert Finney e Jacqueline Bisset
oferecem-nos duas interpretações inesquecíveis,
num filme que bem  merece ser redescoberto!

Sem comentários:

Enviar um comentário