sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

Ed Harris – “Appaloosa”


Ed Harris - "Appaloosa"
(EUA-2008) - (115 min/Cor)
Ed Harris, Jeremy Irons, Viggo Mortensen, Renée Zellweger.

Ed Harris, um dos mais brilhantes actores da sua geração, volta a estar por detrás da câmara ao realizar este western nostálgico intitulado “Appaloosa”. Como todos devem estar recordados, a sua estreia na realização deu-se no soberbo “Pollock”, onde nos retratava com imensa paixão a vida do célebre pintor norte-americano Jackson Pollock.
Desta feita, com “Appaloosa”, ele decide abordar o território do “western”, esse género que teve o seu expoente máximo durante o período clássico, através de cineastas como John Ford, Howard Hawks e Anthony Mann, conseguindo Ed Harris sair de cabeça bem erguida desta sua segunda aventura como realizador.


O cuidado dos enquadramentos e o jogo de luz que invade a película são bem demonstrativos do empenho do actor/realizador, depois temos a direcção de actores que nos oferece mais uma vez um Viggo Mortensen no seu melhor, ao lado de Jeremy Irons que surge aqui a vestir a pele do vilão, já Renée Zellweger não consegue agarrar a personagem que interpreta.


“Appaloosa” é uma cidade situada no Novo México, numa época em que a lei do mais forte era a lei do Oeste. Virgil Cole (Ed Harris) e Everett Hitch (Viggo Mortensen) são, na prática, dois pistoleiros que oferecem os seus serviços aos defensores da lei e quando chegam a esta triste povoação mineira percebem que terão que impor a sua própria lei, perante os homens do poderoso rancheiro Randall Bragg (Jeremy Irons) que gosta de ditar as suas próprias regras, ao mesmo tempo que nunca se esquece de invocar a sua amizade com o Presidente dos Estados Unidos, para ficar impune.


Iremos assim assistir ao duelo entre estes dois homens e o poderoso rancheiro, ao mesmo tempo que descobrimos como é fácil a política viciar os dados. Por outro lado esta película oferece-nos também uma viagem até à intimidade dos seus protagonistas, através dos sentimentos que Virgil Cole (Ed Harris) sente por Allison French (Renée Zellweger), sendo inevitável a recordação e comparação com “Open Range” / “Open Range – A Céu Aberto” (2003) realizado por Kevin Costner.



“Appaloosa” surge assim como uma película que merece uma visita, pela eficácia com que Ed Harris aborda o território do “western”, onde os sentimentos e a violência andam de mãos dadas de forma perfeita.

2 comentários:

  1. Embora não seja grande fã dos westerns mais recentes, por serem demasiado "psicológicos", este é uma excepção. Grande elenco, grande filme!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Ed Harris cineasta é na verdade surpreendente e termos o Jeremy Irons num Western também é algo de inédito!
      Beijinhos!

      Eliminar