sábado, 26 de novembro de 2016

R. G. Springsteen – “Carabinas Inimigas” / “Hostile Guns”


R. G. Springsteen – "Carabinas Inimigas" / "Hostile Guns"
(EUA – 1967) – (91 min. / Cor)
George Montgomery, Yvonne de Carlo, Tab Hunter, Brian Donlevy.

R. G. Springsteen assinou a sua primeira obra como realizador em 1945, através da película “Marshal of Laredo”, tendo assinado ao longo da sua carreira, quase uma centena de películas, onde o “western” teve a maior fatia, revelando um verdadeiro sentido da acção, ao mesmo tempo que não descurava o factor psicológico das suas personagens, dividindo o seu trabalho entre o pequeno e o grande écran, sendo um dos responsáveis pela popular série da TV “Bonanza”, de que muitos ainda se recordam, nos dias de hoje.


“Carabinas Inimigas” / “Hostile Guns” alicerça a sua eficácia na famosa Série-B, utilizando de forma perfeita os reduzidos meios ao seu alcance, ao mesmo tempo que trabalhava sabiamente os argumentos ao seu dispor, convocando sempre um conjunto de actores, que deram o seu melhor neste género, embora fosse considerado por muitos como menor, o tempo encarregou-se de repor a verdade dos factos, encontrando-se cada vez mais, verdadeiras pérolas cinematográficas no interior da famosa Série-B, onde se incluiu este Carabinas Inimigas” / “Hostile Guns”, um verdadeiro “road-movie” no interior do “western”, criado muitos anos antes, deste sub-género ter chegado aos píncaros da fama.


O Xerife Gid McCool (George Montgomery) possui como missão levar um perigoso foragido até à prisão, usando para espanto de muitos uma carroça criada para o efeito, tendo contratado o jovem Mike Reno (Tab Hunter) para o acompanhar. Mas durante o percurso, iremos assistir a diversas paragens para recolher mais homens condenados por crimes cometidos.
Iremos assim conhecer o mexicano Angel Domingues (Pedro Gonzalez Gonzalez) que vai preso por um pequeno delito e que só pretende aprender o ofício de cozinheiro na prisão, para quando sair obter um emprego. Já R. C. Crawford (Robert Emhardt) um distinto cavalheiro, que irá proclamar a sua inocência ao longo da jornada, fora preso por desviar em seu proveito os fundos destinados a pagar os salários dos trabalhadores do caminho-de-ferro.
Estes dois homens irão assim fazer companhia ao perigoso assassino Aaron Pleasant (John Russell), que aguarda ser resgatado pelos seus irmãos, que seguem calmamente este estranho grupo, esperando pela sua oportunidade.


Mas quando nada o fazia prever, uma mulher irá fazer companhia a este estranho grupo, também ela acusada de ter morto um homem. Laura Mannon (Yvone de Carlo) é uma mulher madura e sedutora, que de imediato cai nas graças do jovem Mike Reno (Tab Hunter), porém este desconhece que ela em tempos tivera uma relação com o Xerife Gid McCool. (George Montgomery).
R. G. Springsteen irá assim construir um “western” perfeito, jogando com a tensão das diversas situações, entre as personagens desta viagem, rumo ao cativeiro, ao mesmo tempo que introduz a incógnita sobre o desfecho da história.

“Carabinas Inimigas” / “Hostile Guns”, o penúltimo filme do cineasta, merece bem ser descoberto, para todos percebermos, como o “western” conseguiu durante décadas cativar as plateias de todo o mundo.

Sem comentários:

Enviar um comentário