sábado, 26 de novembro de 2016

Mike Nichols – “De Que Planeta És Tu?’” / “What Planet Are You From?”


Mike Nichols – "De Que Planeta És Tu?" / "What Planet Are You From?"
(EUA – 2000) – (105 min. / Cor)
Annette Bening, Garry Shandling, John Goodman, Greg Kinnear, Ben Kingsley, Linda Fiorentino. Richard Jenkins.

Sempre se disse que um bom cineasta consegue fazer um bom filme a partir de um mau argumento e quando se possui uma galeria de actores como este filme tem, parece fácil chegar lá. Mas, meus caros amigos, estamos todos redondamente enganados, porque o argumento de “De que Planeta És Tu?” / “What Planet Are You From?” é tão mau que o naufrágio é total! E tudo devido a um argumento escrito por Garry Shandling, que não resistiu a vestir a pele do protagonista. Já Annette Bening, que tudo faz para salvar o filme, veja a sua entrada excelente na reunião dos alcoólicos anónimos, não consegue sobreviver a este desastre.
O seu filme anterior tinha sido o espantoso “American Beauty” / “Beleza Americana” e quando nos recordamos dela no filme de Tim Burton "Marte Ataca" / “Mars Attacks!”, percebemos de imediato que o problema nesta película se chama Garry Shandling.


Num planeta muito distante da terra, onde os sentimentos estão ausentes, é enviado ao nosso sistema solar um extra-terrestre para, no nosso planeta, arranjar uma mulher e procriar, a fim de assim se iniciar a conquista do planeta azul. Mas as lições dadas a Harold Anderson (Garry Shandling) não irão possuir o mínimo de eficácia e a forma como ele se dirige ao sexo oposto é possuidora de um humor profundamente desconfortável para o espectador, utilizando uma linguagem demasiado rasteira e nada hilariante.


Garry Shandling, que iniciou a sua carreira de sucesso no famoso programa de televisão “The Larry Sanders Show”, revela-se aqui um péssimo actor e nem a companhia dos nomes acima referidos como John Goodman ou Greg Kinnear, com excelentes provas dadas na área da comédia, o conseguem salvar deste desastre.
Sempre que ele se dirige a uma mulher o seu sexo começa a emitir um som sibilante que deixa a interlocutora em estado de choque. Depois os seus encontros com o seu superior hierárquico Graydon (Ben Kingsley), sempre na casa de banho, seja da casa onde vive ou no avião onde surge, são de uma ineficácia espantosa. E no meio disto tudo só John Goodman nos faz rir um pouco, na sua investigação para descobrir a identidade do passageiro que surgiu a bordo do avião vindo de algures.


As aventuras deste extra-terrestre acabam por ter sucesso junto de Susan Anderson (Annette Bening), mas a forma como nos é oferecida a sua lua-de-mel em Las Vegas é na verdade confrangedora. Depois temos sempre a vivência do célebre extra-terrestre na entidade bancária onde trabalha, com o seu colega Perry Gordon (Greg Kinnear) a não entender o seu sucesso junto das mulheres e do patrão. No meio de tudo isto surge-nos a sempre bela Linda Fiorentino a revelar-nos os seus dotes corporais, mas sem nunca cativar o espectador, porque aqui tudo falha. E se pensarem que se trata de humor negro estão profundamente enganados, porque ele não existe nestas paragens.
“De Que Planeta És Tu?” / “What Planet Are You From?”, surge assim como uma espécie de pedra no sapato na carreira deste conjunto de magníficos actores, ao mesmo tempo que é uma película a esquecer na excelente filmografia de Mike Nichols.

Sem comentários:

Enviar um comentário