quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Laraaji – “Day of Radiance” - (Ambient 3)


Laraaji
"Day of Radiance" - (Ambient 3)
Editions EG

O nome deste extraordinário músico, nascido em Filadélfia, é na verdade Edward Larry Gordon, mas adoptou o nome artístico de Laraaji; após estudos musicais, decidiu partir para essa grande Metrópole chamada New York e depois de comprar uma cítara, de que gostou muito, numa loja de penhores, desenvolveu diversas experiências musicais com este instrumento e começou a tocar nas ruas e parques da Big Apple e seria precisamente desta forma que Brian Eno, que na época vivia em New York, o irá descobrir num desses concertos ao ar livre para esse pequeno auditório que por ali ía passando e após escutar a sua música, Brian Eno deixou o seu cartão no estojo do instrumento que se encontrava no chão (outras versões referem que foi no chapéu de Laraaji), esperando por esses pequenos valores monetários que aquecem a vida.


Deste encontro entre os dois músicos irá nascer o hipnótico álbum “Day of Radiance” – Ambient 3, produzido por Brian Eno, que será dividido em duas partes bem distintas.
No lado A (estamos na época do vinil – 1980) surge o ciclo “The Dance” composto de três temas, em que a cítara de Laraaji é trabalhada em Estúdio por Eno, conduzindo-nos por diversos movimentos rítmicos sobrepostos de grande intensidade e beleza.
Já no lado B de “Day of Radiance” surge o ciclo “Meditation”, composto de dois andamentos ou faixas, se preferirem, uma delas bastante longa, em que somos conduzidos precisamente a essa meditação, que irá celebrizar os futuros trabalhos do músico, através da combinação de diversas sonoridades nascidas de um conjunto de instrumentos como sintetizadores, cítara, precursão e guitarra, que nos irão levar a esse território denominado hoje em dia por “New Age”, e do qual Laraaji e Brian Eno com o álbum “Day of Radiance” – Ambient 3, foram os verdadeiros percursores deste género musical, tão do agrado de uma determinada geração.


Descobrir este inovador trabalho de Laraaji, produzido por Brian Eno e intitulado “Day of Radiance” – Ambient 3, é a nossa sugestão de hoje, através do tema “Meditation 1” (click no título e saboreie a música de Laraaji).

PS - No século passado, no Forum Picoas em Lisboa, tivemos a felicidade de assistir a um concerto inesquecível de Laraaji, Roger Eno e Michael Brook (boas memórias de um concerto cujo atraso rivalizou com o de Keith Jarrett no Coliseu dos Recreios em Lisboa. )

Boa audição!

Sem comentários:

Enviar um comentário