sábado, 29 de outubro de 2016

Peter Jackson – “Amizade Sem Limites” / “Heavenly Creatures”


Peter Jackson – "Amizae Sem Limites" / "Heavenly Creatures"
(ING/ALE/NZ – 1994) – (99 min. / Cor)
Kate Winslet, Melanie Lynskey, Sarah Peirse, Diana Kent, Clive Merrison.

Alguns anos antes de Peter Jackson adquirir a celebridade mundial através de “O Senhor dos Anéis” / “Lord of the Rings”, construiu com a sua esposa e colaboradora, Frances Walsh, um argumento baseado num facto verídico, o assassinato perpetrado por duas jovens, ocorrido em 1952 na Nova Zelândia. Convém referir que a vítima seria a mãe de uma das adolescentes, que mantinha uma relação pouco habitual para a época, com uma amiga de origens sociais bem diferentes.


“Amizade Sem Limites” / “Heavenly Creatures” conta-nos a história de Juliet (Kate Winslet) nascida numa família abastada que mantém uma estranha relação com a literatura e que um dia irá conhecer a sua alma gémea na colega Pauline (Melanie Lynskey), cujos pais pouca atenção lhe dedicam, refugiando-se na leitura e nos sonhos tornando-os realidade, ao mesmo tempo que desenvolve um profundo afecto por Juliet, que lhe corresponde da mesma maneira, terminando por arquitectarem a morte da mãe de Juliet, que se opunha à amizade que despontava entre as duas raparigas.


A forma como Peter Jackson nos relata esta história, em que a fantasia dá lugar a uma dura realidade, na qual a transgressão é olhada de forma suspeita, reflecte de forma perfeita a época em que se desenrola este drama, onde o desejo transgressor se liberta das amarras sociais, terminando por ser condenado pelo olhar familiar que tudo faz para impedir a relação entre Juliet e Pauline.
A forma como Peter Jackson nos oferece o reino de sonho habitado pelas duas jovens, nascido da sua imaginação fértil, em oposição à sociedade dessa época, surge de forma brilhante e transgressora.

Se apenas conhece a obra de Peter Jackson após a feitura de “O Senhor dos Anéis” / "Lord of the Rings", descobrir “Amizade Sem Limites” / "Heavenly Creatures"  é uma bela surpresa, porque aqui nasceu essa actriz genial chamada Kate Winslet. 

Sem comentários:

Enviar um comentário