sábado, 15 de outubro de 2016

Jean-Paul et Raphael Enthoven – “Dictionnaire amoureux de Marcel Proust”


Jean-Paul et Raphael Enthoven
"Dictionnaire Amoureux de Marcel Proust"
Plon / Grasset - Pag. 730

Quem tem passado pelos “Manuscritos da Galaxia” já percebeu que Marcel Proust é um dos meus escritores de cabeceira e a primeira vez que ouvi alguém falar sobre o célebre escritor francês foi precisamente num programa de televisão, que era emitido na RTP no início da década de setenta (século xx), e desde então que Proust se tornou uma das leituras aqui de casa, a par desse outro extraordinário escritor chamado Lawrence Durrell.


E, ao longo dos anos, não só tenho (re)lido Proust, como gosto de descobrir livros sobre o escritor, sendo sempre de referir esse nome incontornável que é Jean-Yves Tadié, que nos ofereceu uma maravilhosa e profunda biografia do escritor, para além dos diversos ensaios que tem publicado ao longo dos anos, tal como Philippe Sollers (outro escritor muito querido aqui do autor do blogue), assim como essa figura extraordinária chamada Philip Kolb, que reuniu a totalidade da correspondência do escritor e nunca nos poderemos esquecer dessa senhora chamada Celeste Albaret (a dedicada criada de Marcel Proust), cujo livro de memórias, verdadeiramente fascinante, já aqui falámos.


Jean-Paul Enthoven e Raphael Enthoven

Mas, se foi na televisão que escutámos pela primeira vez o nome de Marcel Proust, mais de quarenta anos depois descobrimos, nessa caixa que mudou o mundo, no canal Arte, um dos programas mais fascinantes que tenho acompanhado ao longo da minha vida, intitulado “”Philosophie”, da responsabilidade do cativante Raphael Enthoven que fazendo-se sempre acompanhar de um convidado, conversa com ele sobre um tema, de forma bem descontraída, numa emissão que é registada sem qualquer corte e apenas num plano sequência. Acontece inclusivé, por vezes, os dois intervenientes saírem da casa onde se encontram e virem para a rua conversar sobre o tema, enquanto caminham pelas ruas de Paris, aliás no programa dedicado a Jean-Paul Sartre, terminaram a emissão num café de forma bem brilhante. Nesta sempre maravilhosa emissão televisiva, Marcel Proust é uma presença regular e numa ida a Bruxelas com a Paula recebi como oferta o magnifico “Dictionnaire amoureux de Marcel Proust”, escrito a duas mãos por Jean-Paul Enthoven e Raphael Enthoven (pai e filho), que navegam ao longo das 730 páginas do livro da forma mais brilhante sobre o universo de Marcel Proust e, curiosamente, quando os autores não estão de acordo no tema abordado neste maravilhoso dicionário, somos contemplados com duas entradas, para assim tirarmos as nossas conclusões sobre estes dois leitores de Marcel Proust.


Marcel Proust, com a mãe e o irmão

Será sempre de referir que este “Dictionnaire amoureux de Marcel Proust” editado pela Plon / Grasset esta incluído na sua famosa colecção de “Dictionnaire amoureux” (sendo o dedicado a Veneza da autoria de Phillipe Sollers), e deve ser lido, da primeira vez, como um romance e só depois como um dicionário, onde até Jean-Paul Enthoven e Raphael Enthoven nos oferecem um questionário inspirado no famoso “Questionnaire de Marcel Proust”, em que o leitor pode testar os seus conhecimentos sobre a obra e a vida do escritor.


Raphael Enthoven no seu programa "Philosophie",
 emitido pelo canal Arte 

Só para terminar esta crónica, gostaria de referir que o magnifico programa de Raphael Enthoven, “Phiosophie”, é emitido ao domingo no canal Arte, mas também está disponível na net e se desejarem podem também descobrir nas aliciantes emissões da France Culture o seu deslumbrante programa de rádio intitulado “Le Gai Savoir”, que também se encontra disponível na net, essa maravilhosa rede repleta de pérolas à espera de serem descobertas.

Vale a pena descobrir este fascinante “Dictionnaire amoureux de Marcel Proust”, escrito a duas mãos de forma tão perfeita por esta dupla familiar constituída por Jean-Paul Enthoven e Raphael Enthoven, que, com este ensaio inesquecível, conquistaram o “Prix Femina”.

2 comentários:

  1. Gosto de Proust e lamentavelmente não vi este programa.
    Vou ver se o encontro.
    Quanto a este Dicionário Amoroso espero que chegue a Portugal sem ser preciso ir ao Amazon.
    Boa tarde. :))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As emissões do genial e cativante Raphael Ethoven estão disponíveis na net e até são editadas em dvd em França. No que diz respeito ao Dicionário, pode adquiri-lo na Livraria Francesa, caso não tenham encomendam, e aceitam encomendas por mail.
      Obrigado pela visita e comentário.
      Bom fim-de-semana:)

      Eliminar