segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Fred Schepisi – “Empire Falls”



Fred Schepisi – "Empire Falls"
(EUA – 2005) – (240 min./ Cor)
Paul Newman, Ed Harris, Philip Seymour Hoffman, Helen Hunt, Robin Wright Penn, Aidan Quinn, Joanne Woodward, Theresa Russell, Denis Farina.

Por vezes a televisão oferece-nos verdadeiras obras-primas, que guardamos para sempre na nossa memória e “Empire Falls” é precisamente uma delas. Uma daquelas descobertas feitas quando um dia a vimos num canal de televisão e encontrámos um elenco de primeira água. Basta olhar para os nomes que encabeçam o elenco e ficamos positivamente de boca aberta. Depois, o australiano Fred Schepisi, realizador de obras como “Plenty” ou “A Casa da Rússia” / “The Russia House”, é um valor mais do que seguro e, ao sentarmo-nos no sofá, de imediato mergulhamos nesta história poderosa passada no Maine, uma das zonas mais pobres da América e entramos pela porta grande da vida destes personagens de uma “little town”, que é um verdadeiro espelho dessa América profunda, que tantas vezes decide as eleições, como todos sabemos.


Baseada na novela de Richard Russo, “Empire Falls” conta-nos como nasceu aquela pequena cidade e de imediato percebemos que ela foi construída à custa de muito sangue, suor e lágrimas, havendo claro essa família Whiting, que está acima da lei e tudo controla. Iremos assim acompanhar esta mini-série em dois tempos distintos: o passado e o presente. Esse passado que poderia ter alterado as regras do jogo, mas que um suicídio irá “perseguir” a história da família Roby, que viverá para sempre dependente dos desejos e rancores dessa matriarca chamada Francis Whiting (Joanne Woodward espantosa!), dona e senhora das vidas de todos, no presente.


Ao longo desta obra iremos descobrir espantosas interpretações, sendo inesquecível a figura de Paul Newman, nesse Max Roby de barba e ar desleixado, sempre a contrariar os filhos, agarrado à bebida e a fazer o que simplesmente lhe apetece, enquanto os seus filhos Miles (Ed Harris) e Roby (Aidan Quin) nunca conseguem controlar os seus movimentos, porque o tempo que dedicam ao seu restaurante, já lá vão vinte e cinco anos, um daqueles célebres Dinner que encontramos ao longo das pequenas cidades, consome-lhes as vidas e para ajudar ainda mais Miles (Ed Harris), a sua mulher Janine (Helen Hunt) deixou-o e trocou-o pelo pretensioso Jimmy Minty (Dennis Farina) que ele odeia, especialmente quando o encontra no restaurante para ir buscar a sua filha.


Ao longo de quatro horas iremos acompanhar as vidas destes personagens e quando as vimos no écran é inevitável recordar muitas vidas que conhecemos no nosso quotidiano, com esses segredos guardados ao longo de uma existência e que muitas vezes são destruidores das vidas que não conseguem lidar com eles.
“Empire Falls” é uma daquelas pérolas que merece ser descoberta por todos e está editada em dvd, não a perca, porque aqui respira-se Cinema por todos os poros!

2 comentários:

  1. Que grande elenco!!
    É para se ver, sem dúvida.
    Boa noite!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Trata.se de uma mini-série da HBO com um elenco surpreendente e interpretações inesquecíveis, que recomendamos vivamente! :)
      Obrigado pela visita e comentário.
      Boa Tarde!

      Eliminar