quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Frank Capra – “Uma Noite Aconteceu” / “It Happened One Night”


Frank Capra – "Uma Noite Aconteceu" / "It Happened One Night"
(EUA – 1934) - (105 min. - P/B)
Clark Gable, Claudette Colbert, Walter Connoly, Ward Bond.

Frank Capra, melhor do que ninguém, olhou durante anos a sociedade americana, rompendo das mais variadas formas as regras do jogo, sempre com uma visão mordaz e crítica sobre o célebre “american way of life”, que ainda hoje cativa as mais diversas gerações. No entanto, quando deixou de filmar, tornou-se um homem reticente perante os novos caminhos que a América então trilhava, aliás bem patente nessa obra monumental que é a sua autobiografia intitulada “O Nome Acima do Título” / “The Name Above the Title”, publicada em 1971.

Quando em 1934 foi lançado “Uma Noite Aconteceu” / “It Happened One Night”, poucos acreditavam no sucesso da película, apesar dos protagonistas serem Clark Gable e Claudette Colbert. E ao vermos este filme percebemos bem que ele tinha acabado de inaugurar um género que ainda se faz hoje em dia no cinema, o célebre “on the road”, tantas vezes revisitado ao longo dos anos.

Ellie Andrews (Claudette Colbert) é uma jovem herdeira, que decide virar as costas à fortuna e partir para essa grande metrópole que é New York, à boleia. A forma como ela foge do iate é simples e indicadora dos seus desejos. E, como não podia deixar de ser, torna-se de imediato notícia na imprensa do país.
Nessa sua viagem pela estrada fora, irá cruzar-se com um jornalista (Clark Gable), que irá estar sempre em conflito perfeito com ela. Estamos assim decididamente no interior dessa guerra de sexos, que fez da “screwball comedy” um género delicioso.
Numa das sequências que ficaram famosas no filme, Clark Gable tenta pedir boleia e os automobilistas não param, mas quando a bela Claudette Colbert o substitui nessa “árdua tarefa”, decidindo usar os seus atributos, mostrando as famosas pernas e respectiva liga, de imediato consegue atingir os seus objectivos.

Durante a viagem as peripécias são inúmeras, tal como as discussões constantes entre ambos, mas o amor espreita e quando nessa noite em que ela coloca um cobertor a dividir o quarto, que ambos vão compartilhar, para salvaguardar  o seu corpo do desejo que mora ao lado, ou seja do galante homem que a acompanha, percebemos que aqueles dois seres de classes antagónicas estão destinados um ao outro.
“It Happened One Night” / “Uma Noite Aconteceu” é uma das comédias mais delirantes que a Sétima Arte nos ofereceu, graças à sabedoria desse Mestre do Cinema chamado Frank Capra.

2 comentários:

  1. Respostas
    1. "Uma Noite Aconteceu" já sofreu as contingências do célebre Código Hayes, mas Frank Capra torneou de forma bem aliciante o colete de forças das regras da produção, tornando este filme inesquecível:)
      Boa Tarde!

      Eliminar