domingo, 7 de agosto de 2016

Michelle Pfeiffer – Parte 3


"A Mulher Falcão" / "Lady Hawke" de Richard Donner

Com tamanhos sucessos, tanto da crítica cinematográfica como do público, Michelle Pfeiffer atingiu o estatuto de estrela no verdadeiro sentido da palavra e foi com grande curiosidade que a fomos encontrar ao lado desse astro chamada Robert Redford, falamos desse filme extraordinário, mas infelizmente pouco conhecido intitulado “Up Close & Personal” “Intimo & Pessoal”, passado nos meios do pequeno écran (ou se preferirem na caixa que mudou o mundo) e que, infelizmente, passou perfeitamente despercebido no nosso país.
Ao longo da película iremos acompanhar a história de uma jornalista oriunda da América profunda, que parte para a grande Metrópole para trabalhar num dos principais canais de televisão, descobrindo na personagem masculina de Redford a pessoa certa para a ajudar na carreira.


Michelle Pfeiffer e Robert Redford no magnifíco
"Intimo & Pessoal" / "Up Close & Personal"!

Mais uma vez o cinema aborda o meio televisivo de forma acutilante como já tinha sucedido anteriormente com “Edição Especial” da autoria de James Brooks.
Enquanto a película de Brooks trata da ascensão com pouco escrúpulos de um “pivot” de Telejornal (William Hurt), já o filme de Jon Avnet, com Robert Redford no protagonista teria, como não poderia deixar de ser, de transmitir essa mensagem de liberalismo (que na América tem um significado diferente ou contrário do atribuído na Europa, politicamente falando), que o actor sempre defendeu ao longo da sua carreira, tanto como intérprete, quer como cineasta e produtor, não será por acaso que a personagem de Robert Redford se chama Warren Justice. A interpretação de Michelle Pfeiffer é excelente e a verdade dos factos acaba por chegar demasiado tarde ao seu conhecimento.


George Clooney e Michelle Pfeiffer na deliciosa comédia
"Um Dia em Cheio" / "One Fine Day"

A filmografia de Michelle Pfeiffer é um verdadeiro colar de pérolas, mas se perguntarmos ao público anónimo, consumidor de televisão e de filmes em dvd, o nome do filme mais vezes visto, a resposta recai certamente em “Um Dia em Cheio”/”One Fine Day”.
As razões prendem-se no facto de a dupla feita com George Clooney ser perfeita, ao mesmo tempo que esta deliciosa película surge como a ideal para toda a família, possuindo todos os ingredientes necessários para satisfazer o espectador(a).
Na verdade esta comédia romântica, dirigida por Michael Hoffman, obteve um sucesso surpreendente. Quem não conhece o filme? Muito poucos e somos obrigados a confessar que esta película, que se apresenta como “ligeira”, vai beber a sua magia com enorme sabedoria, na tradição clássica de Hollywood e nesse nome incontornável chamado Frank Capra.


Jessica Lange e Michelle Pfeiffer no genial e pouco conhecido,
"Amigas e Rivais" / "A Thousand Acres", um filme a descobrir!!!

O nome de Michelle Pfeiffer transforma-se assim num valor incontornável na História do cinema norte-americano e a escolha dos filmes seguintes começaram a prender-se com questões mais de gosto pessoal da actriz do que por imposição dos Estúdios, ou seja ela soube perfeitamente escolher o seu lugar ao sol, longe das grandes multidões e da imprensa sensacionalista, aliás uma forma de estar que começou a cultivar bastante cedo. Será com naturalidade que a vamos encontrar em “A Thousand Acres” / “”Amigas e Rivais” em 1997, uma daquelas películas bem alicerçadas na vertente do feminino, tendo em conta que a realizadora é Jocelyn Moorhouse, o argumento da australiana Laura Jones, bem conhecida pelas suas sempre excelentes adaptações literárias, nascido de uma novela escrita por Jane Smiley.
Como “partenaire”, Michelle Pfeiffer teve ao seu lado outra mulher como ela, Jessica Lange. Estas duas espantosas actrizes, apesar de serem irmãs no filme, irão estar em campos opostos, mas o destino por vezes traça caminhos infindáveis e desavindos, como sucede na história. Estamos assim perante mais um daqueles filmes que merece ser descoberto pelo grande público e onde a América profunda serve mais uma vez de paisagem.

(continua)

2 comentários:

  1. De todos os filmes com ela, "Lady Hawke" será o meu favorito, sempre!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também é um dos meus favoritos. Nunca conheci uma má interpretação a Michelle Pfeiffer, sendo indiferente o género cinematográfico abordado, ela oferece-nos sempre o seu melhor como protagonista.

      Eliminar