segunda-feira, 16 de maio de 2016

Keith Jarrett – Jack DeJohnette – “ Ruta and Daitya”


Keith Jarrett / Jack DeJohnette
"Ruta and Daitya"
ECM Records

“Ruta and Daitya” foi o segundo trabalho gravado por Keith Jarrett para a editora alemã ECM de Manfred Eicher, no longínquo ano de 1971, um álbum de duetos entre o pianista e o baterista Jack DeJohnette, que irão formar a partir de 1980 o mais famoso trio de jazz, na companhia do contrabaixista Gary Peacock.


Neste trabalho iremos encontrar Keith Jarrett a tocar piano eléctrico, órgão, flautas e o seu insubstituível piano Steinway, aflorando temas que mais tarde serão explorados e desenvolvidos pelo seu célebre quarteto americano.
Recorde-se que Jarrett e DeJohnette já tinham trabalhado juntos no grupo de Miles Davis, assim como no quarteto do saxofonista Charles Lloyd.

A primeira capa do álbum  "Ruta and Daitya"

Em “Ruta and Daitya”, Keith Jarrett e Jack DeJohnette exploram os mais diversos caminhos e se logo a abrir o álbum o piano eléctrico e o órgão trabalham em perfeita harmonia com a bateria, já no tema que dá título ao álbum DeJohnette troca a bateria pela precursão, enquanto Jarrett introduz o maravilhoso som da flauta de bambu, explorando sonoridades que navegam pelo interior da música do terceiro mundo ou World Music, numa época em que a palavra era perfeitamente desconhecida.


Os sete temas que constituem “Ruta and Daitya”, gravado em Maio de 1971, oferecem-nos também um Keith Jarrett a navegar através do seu piano nesses territórios que o celebrizaram: os famosos solo-concerts, demonstrando mais uma vez toda a sua genialidade.
Descobrir “Ruta and Daitya” é mergulhar nas origens do universo destes dois músicos excepcionais chamados Keith Jarrett e Jack DeJohnette, que aqui nos oferecem um álbum de duetos, único no interior do jazz.

Nota: Apenas a edição japonesa desta gravação possui a capa original do disco de vinil, no formato cd, já que após a saída da edição em cd foi elaborada uma nova capa da autoria de Barbara Wojirsch.

Sem comentários:

Enviar um comentário