terça-feira, 3 de maio de 2016

Sean Penn - "A Promessa" / "The Pledge"


Sean Penn - "A Promessa" / "The Pledge"
(EUA - 2001) - (124 min. / Cor)
Jack Nicholson, Robin Wright Penn, Patricia Clarkson, Helen Mirren, Mickey Rourke, Aaron Eckhart, Sam Shepard, Vanessa Redgrave, Harry Dean Stanton.

Sean Penn é um actor cuja genialidade está mais que reconhecida, os Oscars recebidos pelas suas interpretações em “Mystic River” e “Milk” falam por si, mas também a sua longa carreira como actor. No entanto, existe também essa outra área em que ele gosta de se movimentar: a realização.
“A Promessa” / “The Pledge” é a sua terceira aventura por detrás de uma câmara e curiosamente ele vai construindo a sua marca como cineasta. Desta feita, estamos no território do policial e mais uma vez Jack Nicholson foi o escolhido para protagonista, depois de ter sido dirigido por Penn em “The Crossing Guard”.


Jerry Black (Jack Nicholson) é um polícia que se encontra à beira da reforma e na noite em que os seus colegas lhe oferecem uma merecida festa de despedida, decide acompanhar um último caso em que uma criança é assassinada e violada. Um crime que possui contornos que deixam o experiente detective a meditar nos factos ocorridos, especialmente depois de o presumível culpado, um índio atrasado mental (Benicio Del Toro), se ter suicidado na cadeia, após o interrogatório em que confessou o crime. Tudo parece resolvido para as autoridades, mas para Jerry Black os factos não colam e quando está prestes a partir de férias, para gozar a sua merecida reforma, decide voltar atrás e iniciar a sua própria investigação.


O cineasta Sean Penn nas filmagens de "Crossing Guard".
Assim nasceu um Autor!

O facto de ter prometido à mãe da criança que iria descobrir o culpado começa a pesar e ele tudo fará para descobrir o presumível culpado, especialmente após ter descoberto que existem crimes idênticos cometidos na mesma zona, embora com espaços longos no tempo. Jerry vai viver para a região e decide comprar uma estação de gasolina, para tentar descobrir o culpado e será através de uma conversa com uma criança amiga da vítima que irá começar a procurar a identidade do assassino. Lentamente a sua investigação vai-se transformando em obsessão, chegando a usar a criança que vive com ele como isco para atrair o assassino.


O cerco é apertado e com a ajuda dos antigos colegas e da criança (que desconhece que está a ser usada), monta uma espera ao assassino, mas ele nunca irá surgir. Jerry Black  irá perder tudo, desde o amor da mulher que vive com ele, até à amizade dos colegas, terminando por deixar a loucura apoderar-se dele.


Jack Nicholson possui neste filme uma das suas melhores interpretações de sempre e a forma nua e crua como Sean Penn nos narra a história, sem qualquer tipo de artifício ou elipse, é de um realismo que nos deixa a todos surpreendidos. E será sempre de referir a espantosa fotografia de Chris Menges e a fabulosa galeria de actores que participam neste filme. “A Promessa” / “The Pledge” merece bem ser (re)descoberto.

Sem comentários:

Enviar um comentário