quarta-feira, 13 de abril de 2016

Herbert Ross - “Protocolo” / “Protocol”


Herbert Ross – "Protocolo" / "Protocol"
(EUA 1984) – (96 min. / Cor)
Goldie Hawn, Chris Sarandon, Richard Romanus.

Herbert Ross nasceu em Brooklin e desde muito cedo se mostrou interessado pelo cinema, antigo coreógrafo, foi responsável pelo célebre “biopic” que fez de “Nijinsky”, em 1980. Desde cedo o cineasta elegeu o musical e a comédia como as suas principais fontes de inspiração, bastando recordar películas como “Adeus Mr. Chips” / “Goodbye Mr. Chips” (1969), Funny Lady” (1975) ou o fabuloso “Dinheiro do Céu” / “Pennies From Heaven” (1981), uma bela homenagem ao musical no cinema, para percebermos as águas em que gostava de navegar Herbert Ross.


“Protocolo” / “Protocol”, uma deliciosa comédia, foi realizada no mesmo ano de “Footloose” por Herbert Ross, um cineasta que teve sempre um pé na comédia dramática, caso de “Flores de Aço” / “Steel Magnolias” e outro no musical, como sucede com “Dinheiro do Céu”, e quando decidiu realizar “Protocolo” percebeu de imediato que o argumento assinado por Buck Henry era meio caminho andado para levar a película a bom porto ou seja ao sucesso.


Sunny (Goldie Hawn) é uma simples empregada de bar, que ainda acredita nos princípios expressos na Constituição Norte-Americana, vendo-se repentinamente atirada para os jogos da política. Mas a sua ingenuidade acaba por transformá-la em heroína nacional e forte candidata ao poder.


Muito próximo de filmes como “Dave-Presidente Por Um Dia” / “Dave” (1993) de Ivan Reitman ou esse personagem incontornável interpretado por Peter Sellers em “Bem-vindo Mr. Chance” / “Being There” (1979) de Hal Ashby, esta película de Herbert Ross merece ser recuperada devido às questões que coloca sempre com um sorriso nos lábios, ou não fosse o humor a melhor forma de colocar questões pertinentes, especialmente aos políticos, nestes tempos em que o politicamente correcto é a ideologia dominante.

Sem comentários:

Enviar um comentário