terça-feira, 26 de abril de 2016

Paul Nwman - “O Confronto” / “Harry & Son”


Paul Newman - "O Confronto" / "Harry & Son"
(EUA – 1984) – (120 min. / Cor)
Paul Newman, Robby Benson, Ellen Barkin, Joanne Woodward.

Paul Newman pertence à geração de actores que passaram a realizadores, continuando com o seu estatuto inicial ou seja de estrela de cinema, tal como sucedeu com John Cassavetes, Robert Redford, Robert Duval ou Kevin Spacey.
“Harry & Son”/”O Confronto” foi a sua quinta película atrás das câmaras e nela se aborda essa relação, por vezes tão complexa, de pai/e filho ou seja o confronto de duas gerações, forçosamente distintas entre si.


Na época da sua feitura Paul Newman contava a bonita idade de sessenta anos e realizava, interpretava, produzia e escrevia o argumento desta película, uma das mais comoventes queo cinema contemporâneo nos ofereceu..
Chamámos a atenção para ela hoje aqui para que a memória do cinema não se perca neste século XXI, que se arrisca a viver sem memórias, tendo em conta a forma como os media tratam a cultura. “O Confronto” / “Harry & Son” revela-nos o saber desse genial cineasta,  por vezes tão desconhecido, chamado Paul Newman.


Pelo caminho ficou esse tão desejado filme que Paul Newman e Robert Redford ambicionavam fazer juntos, como testamento da sua longa amizade, mas o tão desejado argumento nunca chegou a bom porto, pelo que para recordarmos esta dupla fabulosa de actores e realizadores (ambos abordaram as duas áreas) teremos sempre “A Golpada” / “The Sting” e “Dois Homens e Um Destino” / “Butch Cassidy e Sundance Kid”.

2 comentários:

  1. Os mais belos olhos azuis do cinema, num excelente filme.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Paul Newman Cineasta merece ser descoberto, porque possui filmes magníficos.
      Obrigado pelo comentário.
      Beijinhos

      Eliminar