segunda-feira, 18 de abril de 2016

John Ford - “A Desaparecida” / “The Searchers”


John Ford – “A Desaparecida” / “The Searchers” 
(EUA – 1956) – (119 min. / Cor)
John Wayne, Jeffrey Hunter, Vera Miles, Ward Bond, Natalie Wood.

“A Desaparecida” / “The Searchers” é, acima de tudo, um filme sobre a vida no Oeste, muito distante do “Shane” de George Stevens, já que a narração de John Ford se prende não com a vitória de um Homem, mas sim com a derrota de um Homem, porque a personagem interpretada por John Wayne é a de um Homem sem “casa”, após a derrota dos Confederados, durante a Guerra Civil Americana que opôs os Estados do Norte aos do Sul, encontrando na procura de uma criança branca (Natalie Wood), raptada pelos índios, a sua razão de viver.


 Ethan Edwards (John Wayne) parte na sua busca infinita, mas quando encontra a antiga criança já adulta, casada com um guerreiro índio, quase decide partir sem ela, porque ela representa o fim da sua última missão, vendo nela apenas mais uma pele-vermelha e nunca essa rapariga pertencente à sua família e que comunga o seu sangue.


O último plano do filme com a partida de Ethan (John Wayne) rumo ao desconhecido, visto do interior da casa (num soberbo plano do cineasta), até que a sua figura se confunde com o horizonte ou essa paisagem inóspita tão comum ao Oeste Americano, representa bem a solidão que tantas vezes atingiu as personagens interpretados por John Wayne, ao longo da sua carreira no cinema.


“The Searchers” / “A Desaparecida” é apenas mais uma obra-prima da 7ª Arte  realizada por esse genial cineasta, que um dia disse simplesmente a Peter Bogdanovich: “My name is Ford, John Ford and I make westerns”.

2 comentários:

  1. Um western que se preze, no que me diz respeito, tem que ter John Wayne! Se for do Ford ainda melhor!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na verdade o John Wayne, apesar de ter sido intérprete de diversos géneros cinematográficos, será sempre o rosto mais visível do Western.
      Beijinhos

      Eliminar