quinta-feira, 3 de março de 2016

Harold Budd, Ruben Garcia, Daniel Lentz – “Music For 3 Pianos”



Harold Budd, Ruben Garcia, Daniel Lentz
"Music For 3 Pianos"
All Saints


Harold Budd é, desde os anos setenta, uma das mais respeitáveis figuras da denominada “avant-garde” Californiana, tendo nessa mesma década dado aulas de composição no California Institute of Arts.
Foi através de Brian Eno, que produziu o fabuloso disco “The Pavilion of Dreams”, que muitos ficaram a conhecer Harold Budd, surgindo mais tarde os trabalhos “The Plateaux of Mirrors” e “The Pearl”, contendo a assinatura de ambos os músicos, para além da colaboração do canadiano Daniel Lanois, cuja admiração por Harold Budd o irá levar a produzir, anos mais tarde, o álbum “La Bella Vista”, um trabalho em piano solo verdadeiramente memorável. 

Harold Budd

E por falarmos em piano, é inevitável referir aqui o maravilhoso trabalho intitulado “Music for 3 Pianos”, onde iremos encontrar um trio de pianos que interpreta composições de Harold Budd, Ruben Garcia e Daniel Lentz, recorde-se que este último já tinha participado no álbum “Walk Into My Voice” do pianista e compositor Harold Budd, dedicado inteiramente à poesia beatnick.
“Music for 3 Pianos” nasceu da inspiração que estes músicos sentem pela obra do compositor Morton Feldman, explorando os seus ensinamentos, para nos oferecerem seis temas em que os três pianos se completam nas suas sonoridades, caminhando de forma mágica por territórios que nos convidam ao sonho, ao mesmo tempo que nos possibilitam explorar os belos sentimentos do silêncio, esse belo espaço tão difícil de encontrar no universo das grandes metrópoles.

Ruben Garcia

Harold Budd, que possui residência na pequena cidade de Victorville, em pleno deserto Mojave, e os seus dois companheiros desta aventura musical, Ruben Garcia e Daniel Lentz, criam no espaço de 22 minutos seis magnificas composições, que nos convidam a uma profunda meditação, ao mesmo tempo que nos oferecem uma das mais belas obras de sempre, da denominada Ambient Music.
Aqui deixamos os títulos dos seis temas que compõem “Music for 3 Pianos” e as respectivas notas dos seus autores:

Pulse Pause Repeat – (Ghost chords from somewhere and going nowhere).
La Muchacha de Los Sueños Dorados – (A tango for people who dislike dance).
Iris – (Where are you? Where have you been?).
Somos Tres – (Marooned on The Island of Just-Remembered Harmonies)
The Messenger – (The answer precedes the question)
La Casa Bruja – (The House of Golden Cards; a witches’shrine to the 4/2 inversion).


Daniel Lentz

Descobrir “Music for 3 Pianos”, gravado a 2 de Março de 1992 em Los Angeles, por Harold Budd, Ruben Garcia e Daniel Lentz, revela-se uma aventura única no interior da denominada Ambient Music, que nos convida a escutar os nossos próprios sentimentos, nessas noites tranquilas passadas na companhia da pessoa amada.


Nota: A editora All Saints, fez duas edições deste álbum, uma em digipack e a outra a habitual para CD, no entanto as capas do álbum são diferentes.

Sem comentários:

Enviar um comentário