quinta-feira, 13 de abril de 2017

Jean-Luc Ponty - "King Kong"


Jean-Luc Ponty
“King Kong”
(Jean-Luc Ponty Plays The Music of Frank Zappa)
World Pacific/Liberty

Qualquer pretexto é bom para escrevermos sobre Farank Zappa e nesta viagem até essa bela encruzilhada em que o jazz e a denominada música erudita se encontram, nada como convocar para este ciclo o trabalho do mais célebre violinista do jazz, Monsieur Jean-Luc Ponty, e o seu genial álbum “King Kong” onde ele toca composições de Frank Zappa, tendo até o próprio Zappa tocado num dos temas “How Would You Like to Have a Head Like That”, o único que possui a assinatura de Ponty em conjunto com o guitarrista.

Tudo começou quando Frank Zappa gravou no ano de 1969 o célebre trabalho “Hot Rats”, contando com a participação do músico francês e o entendimento foi tão bom entre os dois que, um ano depois, nascia o célebre “King Kong”, em que Jean-Luc Ponty nos irá oferecer um dos mais belos trabalhos, senão o mais inovador de toda a sua carreira musical, aliás ao escutarmos este álbum datado de 1970, verificamos que ele é de uma contemporaneidade avassaladora, fruto das influências musicais do próprio Frank Zappa, que o leitor poderá descobrir ao escutar um álbum lançado em 2011 com o sugestivo título de “Frank Zappa’s Classical Colection” e que nos oferece temas dos compositores que mais influenciaram o célebre guitarrista, abrangendo compositores de um período situado entre 1910 a 1960, nunca esquecendo esse nome incontornável chamado Richard Wagner.

Mas voltamos ao que nos interessa aqui, o álbum “King Kong”, que poderia ter sido gravado nos dias de hoje e que nos oferece uma viagem inesquecível pelo interior do universo de Frank Zappa, conduzido pelo enorme saber de Jean-Luc Ponty e se logo no tema de abertura, que dá o título a este trabalho discográfico, ficamos rendidos de imediato ao seu brilhantismo, será também de referir o melodioso “Twenty Small Cigars” em contraste com a alegria contagiante de “How Would You Like to Have a Head Like That”, onde será sempre de destacar os diversos solos, que irão surgindo ao longo do tema, incluindo o do próprio Frank Zappa na guitarra.

Ao chegarmos ao final do lado A do vinil e virarmos o disco entramos no denominado tema “grande” deste trabalho discográfico intitulado “Music For Electric Violin, And Low Budget Orchestra”, onde o humor de Frank Zappa do título se poderia muito bem aplicar aos dias de hoje, deste século XXI monetarista, por onde navegam as inúmeras influências musicais do compositor, que poderão ser descobertas no álbum acima referido e neste tema em particular, que durante cerca de vinte minutos irá levar-nos numa viagem inesquecível, que merece ser descoberta pelas novas gerações, porque “King Kong” não é só o filme, mas também o livro, cuja leitura recomendamos, mas também este extraordinário trabalho da dupla Jean-Luc Ponty / Frank Zappa, onde também nunca nos poderemos esquecer do outro nome, o teclista George Duke, cujo contributo será sempre de realçar. Finalmente, a fechar o fabuloso “King Kong” temos o belo e convincente “America Drinks And Goes Home”, repleto de humor e vivacidade.

Escutar “King Kong”, que até se encontra disponível nesse maravilhoso espaço que é o YouTube, é a nossa proposta de hoje.

4 comentários:

  1. Ouvia Jean-Luc Ponty há uns anos atrás, depois deixei de ouvir. Realmente o virtuosismo dele era contagiante.
    Frank Zappa atravessou mais momentos.
    Venho agradecer e retribuir os votos de uma Boa Páscoa.
    Boa noite. :))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo consigo, tanto Jean-Luc Ponty como Frank Zappa são dois nomes incontornáveis do universo musical, que nos ofereceram gratas recordações.
      Desejo-lhe uma excelente Páscoa!
      Bom fim-de-semana!

      Eliminar
  2. E aparece mesmo no YouTube :) estive a ouvir um bocadinho e gostei.
    Uma Páscoa Feliz e uma boa-noite
    Gábi

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho descoberto muitos álbuns na íntegra no Youtube, que tive em tempos, e foram perdidos na espuma dos dias e que graças a essa magnifica plataforma, reencontro-me com muita da música que escutava nos meus tempos de juventude. Irei partilhar por aqui.
      Desejo-lhe uma excelente Páscoa!
      Bom fim-de-semana!

      Eliminar