quarta-feira, 19 de abril de 2017

Emerson, Lake and Palmer - "Pictures at an Exhibition"


Emerson, Lake and Palmer
“Pictures at an Exhibition”
Atlantic Records

Quando o compositor russo Modest Mussorgsky compôs “Pictures at an Exhibition”, como peça para piano, nunca pensou que, anos depois, outro compositor chamado Maurice Ravel iria fazer uma orquestração da sua peça que a iria tornar famosa nos meios melómanos, mas será através de um grupo de rock progressivo, os Emerson, Lake and Palmer, que milhões irão fixar  para sempre o nome de Mussorgsky e da peça “Pictures at an Exhibition”, quando a 26 de Março de 1971 no Newcastle City Hall, Keith Emerson nas teclas, Greg Lake na guitarra e baixo e Carl Palmer na bateria irão surpreender o universo com a sua visão ou leitura, se preferirem, de “Pictures at an Exhibition”, que se irá revelar a terceira gravação oficial do grupo; quando o álbum foi colocado nos postos de venda tornou-se de imediato num enorme sucesso musical. Recorde-se que na década de setenta do século xx, os Emerson, Lake and Palmer arrastavam multidões e revelavam-se um enorme sucesso de vendas, mas sempre com uma enorme apetência para fazerem a leitura de clássicos da denominada música erudita, como terminou por ser confirmado pela sua discografia ao longo dos anos.

A nossa proposta para hoje é escutarem no Youtube as três versões de “Pictures at an Exhibition” que por ali se encontram disponíveis e das quais gostámos bastante:

-     -  Emerson, Lake and Palmer
-      - Sir Georg Solti e a Chicago Symphony Orchestra
-      - Khatia Buniateshvli, no piano.

2 comentários:

  1. Só conheço a primeira das versões propostas.
    Vou ouvir as outras.
    Aquele abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A versão para piano também só a descobri agora no Youtube e gostei bastante da interpretação. Já a orquestração de Ravel tive a oportunidade de a descobrir na Gulbenkian, já lá vão longos anos.
      Um abraço!

      Eliminar